Notícias

No cenário dinâmico do mercado imobiliário, os condomínios logísticos situados a até 120 km da cidade de São Paulo estão ganhando destaque. Segundo dados revelados pela Pesquisa e Análise do Mercado de Condomínios Logísticos, uma parceria entre o Secovi-SP e a CBRE, o setor experimentou um notável crescimento de 25,7% no volume de novas locações entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023. No acumulado do ano, o índice de crescimento atingiu 4,8%, em comparação com o mesmo período em 2022.

Um fator crucial para esse aumento em 2023 é a manutenção de um elevado percentual de pré-locação e/ou pronta ocupação. Surpreendentemente, 46,7% do volume total entregue já se encontra ocupado, evidenciando a demanda constante por esses espaços. A absorção líquida, indicador do crescimento da ocupação do mercado, permaneceu positiva e superou o volume de novas entregas no último ano, resultando na redução da taxa de vacância.

A pesquisa destaca a desaceleração de 8,8% no volume acumulado de absorção bruta nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior. Uma observação interessante é a retomada da participação das empresas de comércio varejista, tanto físico quanto online, que passaram de 27% para atuais 31%.

No terceiro trimestre, um destaque significativo foi a ascensão do setor automotivo, que assumiu a terceira posição na tomada de espaços, substituindo o setor químico e farmoquímico. Além disso, a oferta de serviços personalizados de transporte manteve-se em alta nos últimos 12 meses.

Quanto aos valores, o preço médio pedido de locação registrou um aumento expressivo de 11,6% no terceiro trimestre. Esse crescimento reflete a tendência ascendente, impulsionada pelo crescimento orgânico dos operadores logísticos entre 2020 e 2022, em resposta à crescente demanda do comércio eletrônico. Desde então, a redução na oferta de espaços tem contribuído para o contínuo aumento do preço médio pedido de locação de condomínios logísticos Classe A/A+, localizados num raio de 30 km da cidade de São Paulo. Este cenário indica um ambiente competitivo e em constante evolução no segmento de condomínios logísticos, oferecendo oportunidades e desafios para investidores e operadores.

FONTE: SECOVI e CBRE

Deixe Uma Resposta